domingo, 15 de agosto de 2010

AS TECNOLOGIAS COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE "APRENDER A APRENDER"

O mundo se transforma rápida e profundamente. As tecnologias transformam e influenciam nosso dia a dia de maneira irreversível. Não há como conter essa onda de transformação. O que se há de fazer é enfrentar os desafios, os nossos medos e incertezas e mergulharmos nesse oceano que a cada dia traz uma nova maré.

É mais do que pertinente a afirmação de que “as tecnologias devem ser vistas como mediações estruturantes que estimulem o indivíduo a pensar de forma independente, a pensar sobre sua forma de pensar e aprender a aprender”.

OROZCO (1993) enfatiza que é a escola, e em particular a escola pública, enquanto instituição historicamente responsável pela educação das crianças e jovens, um lugar muito apropriado, apesar de todas as suas limitações, para iniciar e estimular uma educação para os meios.

“Como instrutores e mediadores, podemos e devemos reconhecer que os professores “marcam” bastante o processo e o produto desse desenvolvimento e aprendizagem. Não podemos substituir o aluno, mas isso não nos retira a responsabilidade social de sermos promotores da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento. Aliás, acabamos sempre por influenciar esse dever, por mais conscientes ou inconscientes que estivermos”. (L. S. Almeida, 2002)

Creio que a melhor maneira de fomentar o uso das tecnologias seria inserir um Projeto de Informática no Projeto Pedagógico da Escola enfatizando o uso do computador e da Internet, como meios de facilitar a construção do conhecimento, bem como capacitar os professores para o desempenho dessa tarefa de auxiliar o aluno no processo de “aprender a aprender”.

Referências:
ALMEIDA, Leandro S. Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar. Psicol. esc. educ. [online]. dez. 2002, vol.6, no.2 [citado 29 Julho 2008], p.155-165. Disponível na World Wide Web: . ISSN 1413-8557.

RIBEIRO, João em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/acesso_14_p035-038_c.pdf
BORGES, M.A.F em http://www.unimontes.br/unimontescientifica/revistas/Anexos/artigos/revista_v4_n2/word%20e%20pdf/09%20artigo_mediacoes.pdf

3 comentários:

Maluh disse...

Mafalda, apesar de sermos "atropelados" diáriamente pelas inovações tecnológicas, na rede em que atuo, municipal, somente três escolas contam com o laboratório (e esse é ainda o passo inicial para que as tecnologias sejam utilizadas a favor do ensino!).

Pedro Puppo disse...

Olá Malfada... estamos iniciando uma etapa importante do nosso curso... espero que possamos elaborar um TCC proveitoso.

Marina Thebaldi disse...

São inúmeras as possibilidades que as TIC's nos apresentam. Mas ainda há muitas barreiras a serem superadas para que elas sejam usadas de maneira satisfatória em nossas escolas, sobretudo as públicas das redes municipais.
Estamos no caminho, Se cada um fizer sua parte, chegaremos lá.
Fazemos parte desse processo. Somos responsáveis por esta evolução.
Abraço,
Marina

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO