quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Socialização da aula utilizando recursos da TV Escola

MINHA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAR E MINISTRAR AULA USANDO RECURSOS DA TV ESCOLA.

A aula foi planejada com o vídeo da TV escola: “Abelhas Zangadas – Colméia”.
Link: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1855
O vídeo narra o episódio da série de animação “Ping-Pong”, em que dois coelhinhos muito curiosos buscam respostas para diversas questões relacionadas à origem dos animais, ao funcionamento da natureza, e a interação dos seres vivos com o ar e com a água.
Originalmente o vídeo é destinado à disciplina de Ciências, porém temos outro tema gerador: o formato hexagonal da casinha das abelhas, com o qual podemos trabalhar formas geométricas na disciplina de matemática. Foi feita a exibição do vídeo e comentadas as impressões que os alunos tiveram sobre o tema. A turma ficou empolgada em conhecer este ser interessante que fabrica um alimento tão especial – o mel.
Na disciplina de ciências foram propostas as seguintes questões: O que são abelhas? Onde moram as abelhas; Espécies de abelhas; A metamorfose das abelhas desde a larva até a abelha adulta; como as abelhas constroem uma colméia; como se organiza a colméia; como as abelhas produzem o mel; como as abelhas se defendem dos invasores. Como ponto de partida para as pesquisa foi sugerido o site: http://www.ideariumperpetuo.com/abelhas.htm
Foi solicitado que os alunos pesquisassem no mínimo três fontes, incluindo a internet, no laboratório da escola e na biblioteca escolar e anotassem as respostas às questões para serem socializadas na sala de aula.
Na disciplina de matemática foi estudado o HEXÁGONO (forma geométrica de 6 lados) e suas utilidades. Foram realizadas as atividades recreativas do BLOG DE MATEMÁTICA RECREATIVA: http://recreamat.blogs.sapo.pt/13431.html

Um comentário:

Paulo Afonso disse...

Enquanto autor do blogue de matemática recreativa muito lhe agradeço o fcat de o ter usado na sua formação!

Um abraço amigo!

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO